A Oficina de Robótica da Robomind SC Litoral é extracurricular, com turmas nas terças-feiras das 10h às 11h30 e nas quintas-feiras das 17h40 às 19h.
Com um mundo cada vez mais tecnológico, aprender robótica desde a infância tem se mostrado uma excelente ferramenta de educação para as crianças. A prática ajuda a desenvolver o lado intelectual e cognitivo dos pequenos, além de promover a abertura de um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho no futuro. Ao mesmo tempo em que se divertem, mergulham no mundo da tecnologia e da criatividade por meio de aulas instigantes e interativas.
Ao aprender robótica, a criança entra em contato com diversos tipos de problemas que estão correlacionados. Questões de mecânica, eletrônica, física, matemática — e até mesmo português ou biologia — podem ser trabalhadas, dependendo do robô.
Quando crescemos, não é apenas o lado profissional que nos satisfaz. Esferas pessoais desalinhadas podem causar inúmeros problemas e desconfortos no futuro. Nesse sentido, a educação tecnológica também é capaz de promover o desenvolvimento de algumas características pessoais importantes para o crescimento e a evolução como seres humanos.
Organização, comprometimento e sociabilidade, por exemplo, são elementos fortemente trabalhados por meio do ensino da robótica:
Organização e disciplina
Para que um projeto funcione corretamente, é necessário um planejamento bem estruturado e seguido à risca. A criança percebe que, se for organizada e disciplinada desde a etapa de planejar até a de executar, consegue atingir os resultados esperados com mais facilidade, o que acaba se tornando um hábito.
Comprometimento e resiliência
Mesmo com disciplina e organização, erros podem acontecer e alguns projetos não funcionarão como deveriam. Diante de uma situação dessas, é preciso encarar o desafio com certa maturidade , rever o que pode ser feito e adequar os processos para que o trabalho seja melhorado e atinja o efeito esperado.
Socialização e trabalho em equipe
Aprender robótica não é uma prática exclusivamente individual. Normalmente, as aulas são realizadas para grupos, em que cada membro da equipe fica responsável por uma função. Para que o projeto saia do papel, é necessário que os integrantes conversem entre si e respeitem as funções preestabelecidas.
A robótica envolve e articula conceitos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática através de experiências capazes de solucionar problemas e desafios gerando novas tecnologias. A cada aula são apresentados temas relacionados ao cotidiano do estudante e cenários desafiadores que irão estimular a busca de soluções por meio da construção e programação de mecanismos robóticos feitos com o kit de Lego. A dinâmica das aulas, com foco no trabalho em equipe e na divisão de tarefas, estimula a sociabilização, a comunicação e o desenvolvimento de atitudes e habilidades como a cooperação, pró atividade, gerenciamento de conflitos, comprometimento, foco em resultados e o raciocínio lógico.