Avenida das Arapongas, 380 - Bairro Ariribá - Balneário Camboriú - SC

(47) 3360-6521

(47) 9 9989-6858

PROTEÇÃO À SAÚDE, A PRINCIPAL QUESTÃO

“Na escola muitas coisas mudam, pois não é um vírus qualquer, o momento exige mais atenção às higienes, principalmente com álcool gel e as lavagens das mãos, que necessariamente passam a ser prioridades.

Estamos buscando um secador a ar para as mãos, para não ser só as toalhas de papel. Entendemos que de hora em hora as carteiras necessitam ser higienizadas, deixar tudo aberto para que haja correntes de ar, auxiliando as crianças a passarem álcool gel nas mãos, nas garrafinhas, durante o fazer das atividades, pois pegam em canetas e diversos materiais escolares; sempre procurando esclarecer estas atitudes para as crianças, contando com a participação ativa delas na cooperação!

Momentos importantes para refletirmos sobre estas questões, necessariamente passam pelo adulto. A forma de conduzir não pode ser obsessiva, ou persecutória, mas ir conversando, fazendo, pontuando, contando com a atenção dos pais quanto ao andamento das febres, tosses, ou má disposição das crianças, para não estarem no espaço social da escola. Aos poucos são bons hábitos e mudanças de atitudes mais cuidadosas, que todos vão introjetando no seu dia a dia!

Outras possibilidades de ensinamentos são os audiovisuais, que hoje já trazem conhecimentos integrados com as áreas das ciências humanas e naturais, com o meio ambiente, corpo e mente.

Os mesmos são muito esclarecedores, nos possibilitando integrar os cuidados consigo mesmo, com o outro e com o planeta; com abordagens científicas bem elaboradas.

Esta dimensão de transmissão faz parte do campo da educação, do nosso dever ensinar, aplicar! Sabemos que estes hábitos são repetitivos e que se aprendem nas rotinas, e no exercício das ações diárias, pois para cada criança é de um jeito; os mais ansiosos exigem mais calma e paciência por parte dos adultos, buscar estratégias para os ensinamentos como a empatia, cooperação, solidariedade; está na tarefa dos adultos na educação com os filhos e com os alunos, com os professores!

É um momento oportuno para aprendermos, crescer emocionalmente através dos desafios que surgem, de buscarmos meios para entender que: a proteção a nossa saúde torna se a principal questão, que os cuidados com a vida exigem responsabilidades, aprender a valorizar toda forma de vida, que ela tem valor essencial, e que diante de grandes desafios, como este, podemos entender o quão complexa é a nossa existência!” (Mel)

fonte: Jornal Página 3

Filiação

“Educação se constrói a medida que compreendemos o sentimento de respeito por todos os seres deste planeta, indiferentemente; estabelecendo compaixão por toda humanidade”. (Mel)

para ler mais artigos sobre educação clique aqui:

Design by Andrea Franco