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O Direito de Brincar

Na contramão do mercado, um seletíssimo grupo de escolas particulares da cidade de São Paulo, incapaz de atender a todos os pedidos de matrícula, criou uma prova para selecionar candidatos a vaga de ensino fundamental e médio. O chamado “vestibulinho” – uma das preocupações até há pouco exclusivas da elite paulistana, disposta a bancar uma mensalidade de R$ 1000,00 – tornou-se, na semana passada, foco de uma polêmica nacional.

Com direito a apoio do ministro Cristovam Buarque, o Conselho Nacional de Educação recomendou a proibição dos “vestibulinhos”. Motivo: os testes gerariam em crianças tão pequenas uma ansiedade destrutiva, abalando-lhes a auto-estima.

Mas será que a responsabilidade do estresse é das escolas que aplicam os testes ou dos pais que submetem seus filhos ao processo de seleção precoce?
Por conta da busca do sucesso, uma tendência se espalha na sociedade – e explica, em parte, por que os pais submetem seus filhos ao “vestibulinho”.

Crianças de famílias mais ricas têm um cotidiano de executivo, ocupadas de manhã até a noite. Tudo isso em nome do futuro, mais precisamente, em nome do vestibular, porta para as melhores faculdades.
Talvez não exista como substituir o vestibular enquanto houver, nos cursos mais concorridos, mais candidatos do que vagas – aliás, é exatamente isso o que ocorre no seletíssimo grupo de escolas que aplicam o “vestibulinho”, disputadas porque as famílias confiam em sua qualidade.
Mas o vestibular como instrumento de avaliação de aptidões é inútil; mede, no máximo, conhecimento passageiro e descartável.

Educar é ensinar o encanto da possibilidade, e aprender é sentir a emoção da descoberta. Gostar de aprender sempre é o melhor (e o mais útil) que uma escola pode ensinar a seus estudantes. O resto é detalhe.

Somente progride, de verdade, em sua profissão quem gosta de aprender; basta ver o histórico das pessoas que atingiram sucesso profissional.

Ansiosos, os pais querem que seus filhos aprendam rapidamente a ler e a escrever, quando deveriam apenas saborear a “contação de histórias”.

As crianças ganham computadores e são obrigadas a brincar com jogos educativos; muitas são submetidas a programações culturais maçantes. Quando crescem, são empurradas para os mais diferentes tipos de curso complementar.

Obviamente, nada contra programações culturais, domínio da leitura, da escrita e da informática ou contra os cursos de línguas. O problema surge quando se atinge, em nome do futuro, o direito de brincar – e se arrisca, então, o próprio futuro.

Brincar é, em essência, experimentar a emoção da descoberta. É surpreender-se investigando, no cume da árvore, as frutas e as flores. É admirar as conchas na praia, olhar os peixes no rio, sentir o gosto da chuva no rosto, sujar-se na lama, entrar em cavernas. Ou simplesmente ficar sem fazer nada vendo as coisas, quaisquer coisas, passarem, entretido com o canto de um passarinho. É cutucar a terra, descobrir a minhoca, cortá-la em pedaços e ver várias partes se contorcerem. É ficar sentado, intrigado com as cores do arco-íris.

Na brincadeira, unem-se o prazer e o aprendizado. Todos os grandes profissionais que conheci trabalham como se estivessem brincando. Até podem gostar de ganhar muito dinheiro, mas, provavelmente, fariam o que fazem (e com o mesmo empenho) por pouco dinheiro.
Dizem que a exceção confirma a regra, mas ainda não vi, nesse caso, a exceção: quanto mais longe vai o indivíduo, mais prazer ele tem naquilo que faz. Por isso suporta – preço que é cobrado pelo alto desempenho.

Mesmo que curse, a melhor faculdade e tire ótimas notas, o estudante não vai muito longe se não tiver aprendido, dentro ou fora da escola, onde está o melhor de si próprio. Isso significa que o pior que pode acontecer a um adulto é ter matado a sua criança brincalhona.

Para ser um profissional razoável, estudo e empenho já são um bom caminho. Para ser um bom, além de estudo e empenho, exigem-se talento e intuição. Mas para ser inovador e superar os patamares de excelência, é preciso, além de tudo isso, sentir sempre e intensamente a emoção da descoberta – ou seja, gostar de brincar.

PS – Por obrigação profissional, vivo metido no meio de pessoas de sucesso, marcadas pela notável superação de limites. Vejo como o brilho provoca a ansiedade do reconhecimento permanente. Aplauso vicia. Arriscando-me aqui a fazer psicologia de botequim, frase de livro de auto-ajuda ou reflexões vulgares da meia-idade, exponho uma desconfiança: o adulto que gosta de brincar e não faz sucesso tem, em contrapartida, a magnífica chance de ser mais feliz, livre do vício do aplauso, mais próximo das coisas simples. O problema é que parece ridículo uma escola informar aos pais que mais importante do que gerar bons profissionais, máquinas de produção, é fazer pessoas felizes por serem o que são e gostarem do que gostam.

Filiação

“Educação se constrói a medida que compreendemos o sentimento de respeito por todos os seres deste planeta, indiferentemente; estabelecendo compaixão por toda humanidade”. (Mel)

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