Qual a contribuição, enquanto pais, para o trabalho educativo da escola dos nossos filhos?
“Os pais contribuem para o trabalho educativo na escola …”
- …quando participam das reuniões e eventos da Escola;
- Integram-se e tornam-se parceiros da escola e dos professores;
- Cumprem os horários e colaboram com a rotina estabelecida (estimulando a criança a trazer os pedidos solicitados pela professora);
- Mostram-se disponíveis e pacientes para contribuir com as atividades e apoiar seus filhos no processo de educação;
- Estimulam os filhos a se sentirem seguros na escola tanto quanto se sentem em casa;
- Quando utilizam o diálogo permanente para assumir e exercitar o compromisso com a educação de seus filhos, seja na relação com a escola ou com os próprios filhos;
- Contribuem com críticas e sugestões que venham proporcionar aos seus filhos apoio em sua expectativas com relação a Escola;
- Para que haja construção é necessário que se estabeleça confiança em deixar seus filhos nesta instituição;
- Colocam-se comprometidos com a formação cognitiva, social e afetiva dos seus filhos.
De que formas podem, como pais, trazerem para a escola de seus filhos a amizade, a cooperação, o amor, o diálogo e a valorização do ser humano?
“A valorização do ser humano…”
- …quando estimulam a socialização das crianças, participando das atividades e demonstrando interesse e apreço pelo desenvolvimento de seus filhos, sem compará-los com outras crianças;
- Utilizando expressões de cortesia e dando exemplos de convivência pacífica;
- Quando estimulam o aluno junto com a escola, valorizando as atividades;
- Conversando com seus filhos sobre a importância e o valor dos professores e de todas as pessoas da escola;
- Oferecendo à criança mais chance de dialogar com os adultos, incentivando o respeito, o amor, o carinho, … ;
- Fazendo a criança reconhecer seus próprios limites;
- Mantendo um bom relacionamento entre professores e colegas;
- Acreditando que devemos desenvolver hábitos de cidadania, através dos princípios da moral e bons costumes, hábitos de respeito ao ser humano, dignidade e amor próprio.
” A amizade…”
- …quando, demonstrando aos seus filhos este sentimento e vivenciando-o com eles;
- Construindo laços de amizades com os outros pais;
- Quando gostam e são parceiros da escola;
- Quando convivem em um ambiente, onde o afeto e o carinho, a tranqüilidade, a verdade e o companheirismo fazem parte do dia a dia.
” A cooperação…”
- …quando estão presentes em eventos e atividades organizadas pela escola;
- Acompanhando o trabalho pedagógico e as atividades das crianças;
- Trazendo sugestões e críticas para auxiliar o processo educativo;
- Quando conhecem a proposta da escola e quando respeitam as suas normas de funcionamento;
- Procurando estar nas reuniões de pais que acontecem na escola;
- Participando, acompanhando o desenvolvimento do seu filho, discutindo sobre os seus comportamentos, revelando situações que juntos, escola e pais, possam ajudar solucionar;
- Valorizando o amor.
“A afetividade e o amor…”
- …quando, incentivando o respeito ao próximo;
- Ensinando a seus filhos a serem solidários;
- Construindo a auto-estima de seus filhos;
- Participando com respeito por aquilo que ele definiu como importante para ele;
- Respeitando seus filhos para que o respeito seja recíproco;
- Ensinando-os a ouvir para serem ouvidos;
- Estimulando a respeitar a opinião dos outros e também entendendo os seus pontos de vista;
- Escutando os filhos e procurar entender o que eles têm a lhes dizer, assegurando a sua forma de expressão, construindo respeito e paciência.
“Os pais manifestam seu amor em participar das atividades que, propuseram um despertar mais consciente dos seus compromissos para com os seus filhos, mediados pelo compromisso da escola.”