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A brincadeira na educação infantil.

A brincadeira assume fundamental importância no processo de aprendizagem infantil. Além de ser uma atividade essencialmente lúdica, assume a função de promover o desenvolvimento da criança enquanto individuo, e a construção do conhecimento, processos estes intimamente interligados. A brincadeira não pode ser considerada uma atividade complementar, mas sim uma atividade fundamentalmente pedagógica. Neste sentido, a escola não pode ser vista como meio fim, ou seja, o brincar pelo brincar, mas onde haja condições para a criança adquirir o conhecimento formal e o desenvolvimento dos processos do pensamento. É nela que a criança aprende a forma de se relacionar com o próprio conhecimento.

Deste acordo com a faixa etária, as crianças apresentam diferentes maneiras de brincar, ou seja, as brincadeiras assumem características diferentes os vários períodos de desenvolvimento.
As crianças, ainda bebês, executam brincadeiras que se estruturam em torno dos movimentos, como por exemplo, mexer as mãos, as pernas, balançar o corpo, cabeça, aproximar objetos da boca, passa-los de uma mão a outra e assim por diante, e do exercício das experiências necessárias para o desenvolvimento da função simbólica. Estas brincadeiras irão permitir, ao longo do tempo, a realização de movimentos cada vez mais complexos de mãos, braços pernas, cabeça e corpo, como por exemplo, o arrastar, sentar, engatinhar, depois andar e assim por diante.

Outra forma de brincadeira se dá em torno da exploração e transformação dos objetos e materiais. Utilizando todos os seus sentidos, materiais industrializados, manufaturados, elementos da natureza (paus, pedras, conchas, argila etc.) e materiais diversos, tais como, tintas, grudes, massa de modelar, papeis, lápis, tecidos, frascos etc, a criança encontra descoberta e criação de significados, conhece as propriedades dos materiais, construindo, transformando, constituindo conceitos diversos, tais como, peso, textura, tamanho etc. Esta modalidade envolve atividade de construção que dará suporte à brincadeira. Desta forma, a ação da criança, no meio, será modificada. O brincar e a arte têm, neste sentido, uma identidade em termos de natureza da ação que eles implicam. Nas brincadeiras, estas duas formas de atividade humana se mesclam continuamente.

“Esta diversidade de formas e função que o brincar assume na infância em primeiro lugar nos revela sua complexidade e, em segundo, nos sugere que compreender sua importância na infância deve passar necessariamente pela compreensão da importância que a atividade lúdica tem para o ser humano em qualquer idade e para desenvolvimento cultural de um povo” (Lima, 1991:23).
É através de uma educação que pressupõe uma criança construindo seu conhecimento, que estaremos possibilitando o seu desenvolvimento adequado e estaremos dando-lhe condições de executar com maior probabilidade de êxito as atividades que lhe serão propostas.

Filiação

“Educação se constrói a medida que compreendemos o sentimento de respeito por todos os seres deste planeta, indiferentemente; estabelecendo compaixão por toda humanidade”. (Mel)

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